03 agosto 2006

Respirar História



"Enquanto o Coliseu se mantiver de pé, Roma permanecerá; quando o Coliseu ruir, Roma cairá e acabará o mundo".
Monge e Historiador inglês Beda - Século VII "De temporibus liber"

Pois é sem dúvida que ao pé desta maravilha do mundo, não podemos deixar de indagar sobre o que por lá se terá vivido, tendo cada pedra muitos segredos e experiências passadas. As fotos foram tiradas pela minha Tia... temos fotógrafa :-)

Deve ser algo semelhante a uma paragem no tempo,ou neste caso a um retroceder no tempo, fecho os olhos e quase que imagino os combates entre gladiadores, feras, os combates navais e todo o movimento de propaganda vivido nesse local.

Improviso Curioso:
A construção do Coliseu, nome geralmente dado ao anfiteatro flaviano entre o Palatino e o Caelius, foi iniciado por Vespasiano, no ano 70 D.C., e finalizado pelo seu filho, Domitianus.
O edifício foi inaugurado por Titus em 80, embora apenas tivesse sido finalizado poucos anos depois.
A grandiosidade deste monumento testemunha verdadeiramente o poder e esplendor de Roma na época dos Flávios.
O Coliseu com mais de 50 metros de altura, cobria uma área elipsóide com 188 x 156 metros, três andares, que mais tarde com o reinado de Severus Alexander e Gordianus III foi ampliado com um quarto andar, sendo capaz de suportar de 70 a 90 mil espectadores.
Foi construído em mármore, pedra travertina, ladrilho e tufo (pedra calcária com grandes poros). A fachada compõe-se de arcadas decoradas com colunas dóricas, jônicas e corintias, de acordo com o pavimento em que se encontravam.

A tribuna imperial ou pulvinar encontrava-se situada no podium e era balizada pelos assentos reservados aos senadores e magistrados.
O edifício permaneceu como sede principal dos espetáculos da urbe romana até ao período do Imperador Honorius, no século V. Danificado por um terramoto no começo deste mesmo século, foi alvo de um extensivo restauro na época de Valentinianus III.
Em meados do século XIII, a família Frangipani transforma-o em fortaleza e, ao longo dos séculos XV e XVI, foi por diversas vezes saqueado, perdendo grande parte dos materiais nobres com os quais tinha sido construído.

Acredita-se que o Coliseu tenha sido cenário dos primeiros martírios de cristãos e, por isso, no século XVII, o papa Bento XIV consagrou-o à Paixão de Cristo e declarou-o lugar sagrado. Os trabalhos de consolidação e restauração parcial do monumento, já há muito em ruínas, foram feitos sobretudo pelos pontífices Gregório XVI e Pio IX, no século XIX.
(Fonte: http://www.the-colosseum.net/ ; http://www.new7wonders.com/ )




2 comentários:

Anónimo disse...

Essas Fotos fazem-me recordar a minha lua-de-mel, quem me der poder lá voltar!

:)

Não demora foi a cerca de 2 anos e meio...
Como o tempo passa.. Nem damos conta.
Entretanto nasceu o rebento, uma menina, uma linda menina e assim se constitui família.

D.C.M.

Snowy disse...

Á pois é amigo... agora és um chefe de familia casado e Pai de uma filha linda :-)

As quintas feiras no Docks já acabaram agora é mudar fraldas, dar papinha e xixi e cama :-P