20 setembro 2007

Dalai Lama em Portugal


No passado domingo, fui ao pavilhão atlântico ver a conferência Pública do Dalai Lama intitulada " O poder do bom coração".

Tal como sua santidade, disse no inicio, haviam 3 tipos de pessoas a assistir; as que iam por mera curiosidade, as que iam com grandes expectativas e as que iam há espera de milagres...no meu caso foi sem dúvida a primeira.

Não fui à espera de nada a não ser ouvir o que tinha para dizer....e o que disse não foi nada de grandes revelações, mas sim coisas inerentes a todos os Seres Humanos que por vezes de tão embrenhados que estamos com a nossa própria vida no esquecemos!

Falou da falta de compaixão que existe para com os outros; os outros neste caso são os desconhecidos...aqueles por quem passamos sem ver!
Falou dos 3 estados que temos que coordenar o Fisico, o Espiritual e o Emocional ...disse que é altura de nos voltarmos para o Espiritual em detrimento do Material.
É necessário deixar de pensar só no "Meu" e no "Eu" para pensar no "Todos".
Disse também, que a inteligência humana é talvez uma das características mais fortes do Ser Humano e que como cidadãos temos expectativas, dúvidas,... que é necessário procedermos ao desarmamento interior pois só assim poderemos passar à fase do desarmamento exterior.


Foi sem dúvida interessante estar na presença do Dalai Lama e poder constatar que as suas palavras vão de encontro ao chamado senso comum cuja maior parte de nós tem noção...mas que são dificies de aplicar na realidade!


1 comentário:

rock disse...

Pois, é muito triste ser tão difícil aplicá-las na realidade. Às vezes penso que nós é que as tornamos verdadeiras otupias, não por ser difícil, mas por ser mais fácil pensar em nós e não nos outros... porque em crianças é isso que fazemos, faz parte do mundo dos adultos olhar para o próximo. A eterna questão é: e quem é que olha para nós?
Deve ter sido bem interessante a tua tarde :) mesmo que sejam coisas de senso comum, de certeza que fizeram pensar!